Trocando ideias depois de trocar livros!

Menin@s!

A proposta de trocar livros no polo tem sido uma experiência muito enriquecedora. Agora, propomos que todos revelem as impressões que tiveram ao ler os seus. A ideia é muito simples, escrevam de maneira livre o que esse livro trouxe para você!

Hoje, começaremos com o texto do tutor Diógenes, de geografia. Ele trocou a obra “Violetas na janela” e escreveu algumas ideias, “captadas na viagem Nilópolis-Japeri de segunda à tarde”. Boa leitura!

VIOLETAS NA JANELA…

…Uma obra que trascende o mundo real e nos leva a refletir sobre o Plano Espiritual

            Violetas na Janela é a história de Patrícia, uma linda jovem desencarnada aos dezenove anos e que continua a sua caminhada no plano espiritual. Esta continuidade existe devido a crença da jovem neste plano desde a sua passagem física pela Terra, fato que marca a maneira na qual Patrícia sente e interpreta a sua desencarnação. Uma passagem diferente diante das demais pessoas que não possuem este conhecimento ou simplesmente o ignoram, por entender a vida apenas na sua porção material, física, encarnada.

            A rica descrição que Patricia faz de sua nova vida ao desencarnar nos convida a conhecer melhor a doutrina espírita, sua filosofia e seus ensinamentos, levando-nos a refletir sobre a leitura de mundo desta corrente religiosa e, principalmente, da vida e da morte, temas que mobilizam opiniões e fundamentos os mais diversos devido a influência de diferentes conhecimentos que também interpretam esta

temática.

            A Colônia São Sebastião é o cenário habitado e detalhadamente descrito pela adorada jovem, um lugar repleto de paz, amor, trabalho, alegria, rosas, vida e, sobretudo, livre arbítrio, além de possuir uma organização social que nos parece familiar tamanha a sua semelhança com a forma de vida na Terra.

            Já Maurício, um amigo desencarnado de seu pai, é a ponte que conecta Patrícia aos dois planos e a faz pensar nas virtudes e nas dificuldades de se conviver em ambos os espaços, ou mesmo compreender a passagem de um para o outro. Esta emocionante e reveladora história transcorre como o

curso livre de um rio meandrante, repleta de luz, conhecimento e descobertas pessoais.

            Quando o leitor menos espera defronta-se com uma bela e talvez inesquecível paisagem que, ao ser cuidadosamente descrita, nos leva a compreender a profundidade e a expressão máxima do amor presente junto às violetas (que diariamente exalam perfume e beleza) na janela do novo lar de Patrícia.

E, então?! Teve vontade de ler? Troque com o Diógenes seu livro. Depois, venha aqui trocar ideias!

*Os textos podem ser enviados para o e-mail freiremary@hotmail.com

About vestibulandoemxerem

Este blog foi criado pelos professores do Pré-Vestibular Social de Xerém, que funciona no Colégio Círculo Operário. O objetivo é manter maior contato com os alunos, tornando a meta de passar no vestibular cada vez mais real.

Posted on Setembro 23, 2011, in Redação and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: