O feudalismo é um sistema característico de grande parte da Europa OCIDENTAL e ele se insere no período chamado de Alta Idade Média.

Quando vocês forem pensar no feudalismo lembrem sempre das imagens dos grandiosos castelos medievais, dos guerreiros (nobres) com as suas armaduras pesadas – guerreiros como o rei Arthur – e não se esqueçam também de pensar no poder da Igreja Católica que responsável pela salvação das pessoas ditava as regras de funcionamento e organização da sociedade porque quem a desrespeitasse poderia ser excomungado e, portanto, ir para o inferno! (Era o que se acreditava na época…)

O feudalismo desenvolveu-se entre os séculos X e XI e no século XII começou a entrar em decadência. A agricultura era a principal  atividade econômica e toda asociedade acaba sendo envolvida por ela direta ou indiretamente – como os artesãos que apesar de trabalharem com a terra acabavam produzindo utensílios relacionados à mesma, como pratos, peneiras, enxadas e etc. A própria dominação social estava relacionada a terra porque o grupo mais forte era aquele que possuía feudos (ou senhorios), esses proprietários eram os SENHORES FEUDAIS. O feudo era basicamente auto-suficiente e o que não era produzido nele, era adquirido nos pequenos mercados das aldeias.

Queridos seguem abaixo dois links de duas vídeos-aulas. A primeira trabalha mais com a caracterização da sociedade feudal, já a segunda acentua a formação da sociedade feudal.

http://www.youtube.com/watch?v=Nl7uAiwNb4Q

http://histoblogsu.blogspot.com.br/2009/04/video-aula-feudalismo.html

Posted on Março 25, 2012, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: